terça-feira, 7 de setembro de 2010

INTRODUÇÃO

O Ensino das Ciências é extremamente rica e abrangente no que se refere aos campos do saber, à diversidade de competências e ambientes de aprendizagem. Um dos grandes objetivos das novas “Orientações curriculares” é permitir ao aluno desenvolver competências variadas nas diferentes áreas curriculares que lhe permitam uma progressiva organização do conhecimento para lhe dar ferramentas no que se refere às competências que terão de utilizar no seu futuro quotidiano.
É na formação para a utilização das TICs e da Internet que o professor deve também, preocupar-se com a questão do enquadramento destes recursos na sala de aula, pois encontramo-nos perante um fenômeno tecnológico, social, cultural, pedagógico e de natureza curricular. O professor deve aprender e a renovar-se, numa tentativa de acompanhar a evolução que se processa na Sociedade do Conhecimento ou Sociedade da Informação.


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

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