sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A TV COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

 Volta e meia, a TV está num banco de réus. Acusam-na de culpada de muitos males que afligem a sociedade, de crimes violentos ao desinteresse pela leitura. Como punição, já propuseram desligá-la, tirá-la do ar, censurá-la. Do ponto de vista de um processo de ensino e aprendizagem – entendido como comunicação, diálogo, interação, construção de conhecimentos -, chegou o momento de encerrar o julgamento e assumir que há uma cultura televisual,estruturada por dinâmicas comerciais, que proporciona aos jovens informações, valores, saberes e padrões de consumo. É preciso conhecê-la, analisá-la criticamente e responsabilizar-se por estabelecer situações de comunicação entre gerações e entre culturas. 



 
Veja o texto na íntegra acessando o link abaixo:

Um comentário:

  1. Dentre os meios de comunicação, a televisão tem se destacado pela sua ampla capacidade de atingir as diversas classes sociais, disseminando os produtos da indústria cultural e a ideologia dominante aos diferentes sujeitos sociais.
    Ela tem contribuído para a formação dos sujeitos determinada pelas concepções ideológicas do mercado, formando os indivíduos para o consumo.
    A televisão assume papel importante na tentativa de incutir nas pessoas uma falsa consciência escamoteando a realidade, impondo valores, normas e conteúdos ideológicos de tal forma que estes tornam-se conteúdos únicos da consciência dos sujeitos. As programações são veiculadas de forma que os sujeitos confundem a realidade com aquilo que é exibido. Exemplo claro disto são as telenovelas que povoam o cotidiano das camadas populares, abordando problemas sociais complexos – preconceito, violência, homossexualismo, corrupção – como situações de fácil resolução, bastando apenas o envolvimento individual dos sujeitos, veiculando uma visão deturpada da realidade e superficializando as contradições sociais.
    Na escola ela tem sido um aparato de gradiosíssima utilidade, veio diversificar, dinamizar as aulas, onde o foco era apenas o quadro negro e o giz.

    ResponderExcluir